Texto do seu paragrafo 5 300x75 - Segmentação e Nichos de Mercado na Incorporação Imobiliária

Segmentação e Nichos de Mercado na Incorporação Imobiliária

Compartilhe:

Eu costumo dizer que para se ter sucesso dentro do mercado imobiliário é preciso, antes de mais nada, aprender a ler o mercado e desenvolver exatamente o produto que este mercado quer. Quando me refiro ao mercado, normalmente o que quero dizer é público-alvo! É preciso definir de forma clara quem é o meu público, o que ele quer e valoriza e então, desenvolver o produto. Mas antes disso tudo precisamos ter claro o que é mercado, segmento e nicho, só assim podemos ser assertivos! Então vamos lá?

Conceitualmente, o segmento de mercado é um grande grupo de consumidores de um mercado, que possuem características semelhantes, e o nicho de mercado é um recorte dentro desse grupo. Afunilando ainda mais para atender ao público-alvo.

 

Para exemplificar o segmento, vou dizer, por exemplo, que irei trabalhar no mercado de vestuário, com segmentação em calçados. Seguindo este conceito eu posso trabalhar no nicho de sapatos, tênis, chinelo, ou bota, etc. 

 

A mesma coisa acontece com o mercado imobiliário: temos mercado, segmentação e nicho. Quais são então os segmentos e nichos dentro do mercado imobiliário? Veja abaixo:

foto - Segmentação e Nichos de Mercado na Incorporação Imobiliária

Vamos ao exemplo prático: 

 

A Cyrela Brazil Realty é uma Holding, ou seja, um grupo com diversas empresas, cada uma delas atuando em nichos e segmentações de mercado específicas. CCP, que é Cyrela Commercial Properties, trabalha no segmento de empreendimentos corporativos de alto e altíssimo padrão. A própria Cyrela é uma incorporadora que trabalha no segmento residencial MAP, mais focado em luxo e alto padrão. Eles também possuem outra empresa chamada Living que trabalha no segmento residencial de médio padrão. Cada empresa se especializou, num segmento e atuam em alguns nichos de mercado para desenvolvimento de seus produtos imobiliários. 

 

Por que começamos por esse exemplo? Já expliquei nesse artigo aqui que precisamos do nosso planejamento estratégico. Se você começa a querer atingir todos os segmentos dentro da sua empresa, você pode não obter o melhor resultado, pois você não se especializa e acaba fazendo tudo mais ou menos. 

 

Para mitigar riscos eu acredito que não devemos colocar todos os ovos na mesma cesta, pois corremos o risco do mercado mudar e nos surpreender completamente. Sendo assim é importante diversificar seus empreendimentos, e criar uma segmentação que eu consiga atender a alguns nichos de mercado diferentes. 

 

Por exemplo: posso atuar no segmento residencial MAP e trabalhar com 3 nichos diferentes sendo: edifício de apartamentos, condomínio de lotes com casa e um residencial para segunda moradia. Quando eu falo em segmentação e nicho de mercado é exatamente isso: olhar para o todo e entender todas as demandas específicas e públicos específicos.

 

Quando pensamos no nicho de mercado, estamos falando que tipo de produto faremos para atender um segmento e quais nichos de mercado eu posso atender. Poderá ser popular residencial, um condomínio de lotes, um condomínio de casas, um condomínio de apartamentos com várias torres e tantas outras possibilidades.

 

É a partir dos dados que estão disponíveis do mercado da sua região, dados de renda e da inteligência de mercado que será possível descobrir um nicho que vai lhe garantir melhor retorno financeiro. 

 

Afinal, informação é poder!

 

Um abraço,

Carolina Caribé.

Compartilhe:

IP Highligths 150x150 - Segmentação e Nichos de Mercado na Incorporação Imobiliária

Carolina Caribé Marques