logo vm - O ponto principal de uma Incorporação
O ponto principal de uma Incorporacaowindscreen 1024x576 - O ponto principal de uma Incorporação

A gente sabe que na rotina a nossa realidade de atividades é matar um leão por dia. São muitos itens para desenvolver uma Incorporação e quase não temos tempo para pensar em soluções inovadoras ou para criar e transformar os processos para que eles realmente funcionem. 

 

Mas é preciso ter essa organização para diminuir o tempo das atividades operacionais, organizar o fluxo e começar a ter eficiência de projetos. 

 

Quando começamos a criar uma empresa, é preciso dedicar um tempo criando esse fluxo organizacional, criar padrões eficazes e os procedimentos corretos. Depois que esse fluxo é criado, você passa menos tempo na operação e mais tempo focado em crescimento, em lucro e expansão. 

 

É preciso ter um Planejamento Estratégico! Mas por onde começar a organizar tudo isso?! 

 

Comece pelo prioritário: entender e desenhar a sua Missão, Visão e Valores. Para onde você quer ir? Qual lugar quer alcançar? O que você quer pra sua empresa em um, dois, três, dez anos?! Olhe para esses sonhos todos os dias para lembrar qual a chegada desse caminho, que não é uma linha reta, mas que está sendo percorrido. 

 

Quem é responsável por essa tarefa? Os donos e diretores dessa empresa. Se a empresa é sua, mesmo que ainda seja pequena, essa responsabilidade também é sua. Você precisa entender onde vai alocar esse tempo para cumprir esta tarefa.

 

Como fazer para realizar esses sonhos e metas? 

 

É hora de dividir o seu planejamento estratégico em duas etapas: planejamento tático e planejamento operacional. 

 

O planejamento tático é o que vai proporcionar as ferramentas para você criar o seu planejamento operacional. 

 

Planejamento tático é o planejamento por marketing, obra, projeto, contratos. Então, temos um sonho! Quero fazer 45 milhões de VGV no próximo ano. Como chegar a esses 45 milhões? 

 

É preciso investir em marketing, melhorar minha engenharia, começar a construir como isso vai ajudar a chegar no plano inicial. 

 

Anote aí! 

 

Na hora que você estiver desenvolvendo o seu planejamento tático, esse é o momento que terá que ser dito o que é preciso fazer para chegar nos 45 milhões.  

 

Planejamento operacional são as atividades que serão desenvolvidas. 

 

Então, quando falamos sobre o planejamento tático, estamos dizendo que a cada 3 meses terão que ser desenvolvidas tais atividades e no planejamento operacional estamos dizendo quem vai desenvolver cada uma delas e em quanto tempo.

 

Essa é a hora de desenvolver um check list, o cronograma do projeto. É o momento de criar os templates, as diretrizes de projetos, os contratos padrões que trarão economia de tempo. Basicamente, organizar a casa pra ter menos tempo na parte operacional. Quando ele estiver pronto, será possível trabalhar solicitando exatamente o necessário para o projetista, o advogado, o corretor, etc. 

 

Fazendo um planejamento estratégico a longo prazo também pede que a cada ano você revisite esse planejamento para acompanhar o alcance das suas metas. 

 

Anote aí!

 

Não esqueça de analisar os fatores externos e internos dentro da empresa. Quando olhar para o desenho da sua missão, visão e valores e também os seus objetivos pessoais e profissionais, todo esse conjunto precisa ser avaliado pela meta smart e pela análise SWOT. 

 

Hora das regrinhas! 

 

Para facilitar o seu planejamento tático, temos uma regra que se chama 5W2H. O significado dela é: What (o que), Why (por que), Where (onde), When (quando), How (como), How Much (quanto custa). 

 

Quando armamos o planejamento de uma empresa, olhamos para os objetivos e nos organizamos para alcançar eles. 

 

Vamos ao exemplo prático:

 

WHAT – O que eu quero? Quero fazer 45 milhões de lançamentos.

 

WHY – Por que? Porque, segundo o meu planejamento estratégico, se eu fizer 45 milhões por ano, conseguirei crescer a minha empresa a cada 5 anos, expandir a minha equipe e aumentar o meu retorno.

 

WHERE – Onde? O local onde eu quero empreender, mas pode ser também quais ferramentas que eu preciso para alcançar o VGV de 45 milhões. Ex: Preciso aumentar minha equipe, comprar softwares de gestão, contratar consultoria e fazer o meu curso.

 

WHEN – quando eu quero fechar os 45 milhões? Até o final do ano corrente. Você tem uma data, uma linha do tempo pra fazer isso.

 

HOW – Como fazer isso? Para alcançar um VGV de 45 milhões, é preciso parcerias. Então é buscar uma construtora parceira pra fazer essa obra e investidores porque sozinho não é possível ter uma exposição tão alta. 

 

HOW MUCH? Quanto custa? Qual vai ser a minha exposição? Eu consigo alcançar sozinho? Se não, é preciso buscar investidores. 

 

Depois do planejamento tático feito, é o momento de desenvolver o planejamento operacional para visualizar quais são os métodos e processos. Então, qual é o método que vou usar?

 

Dica: Se todos esses passos que nos dão a oportunidade de visualizar todo o negócio não forem seguidos quando tivermos a ideia de um projeto, se não for cronometrado com um método de início, meio e fim, há uma grande probabilidade de você ter problemas, chegando inclusive a não entrega desse lançamento. Crie o seu fluxograma com o seu cronograma de atividades e lançamentos, com a coordenação de projetos, compatibilização, etc. 

 

Mas qual é o objetivo desses dois planejamentos? Gerar eficiência para empresa com eficiência de retorno financeiro. Não importa o tamanho da sua empresa, esse é um caminho seguro para que você consiga cumprir com suas metas ao final de um ciclo.

 

Dica: Não se preocupe se você não tem habilidades para planejar. Esse é o momento para contratar uma consultoria de planejamento para te ajudar a enxergar e desenhar as suas metas, missão, visão e valores. Não deixe na responsabilidade do acaso, porque o sucesso do seu negócio vai depender de você! 

 

Toda empresa precisa ter suas metas de vendas, de lançamentos, de distrato, de velocidade de obra, de orçamento e de realizado. Todas essas metas são fundamentais para visualizar se está indo da forma idealizada. 

 

No nosso mercado não se pode trabalhar com reação. O mesmo intuito que temos quando fazemos um cronograma de insumos para obra, temos que fazer para o desenvolvimento da empresa também. Não é possível comprar um terreno 3 meses antes de terminar o ano para entregar um lançamento no próximo. O tempo é o nosso parceiro e precisamos olhar para ele com responsabilidade. Quando ficamos muito presos no dia-a-dia da operação, não conseguimos dar esse pulo e acabamos sempre vendendo o almoço para comprar a janta. 

 

Aprenda a usar a inteligência de mercado disponível. Comece a estudar o investidor, o que a concorrência está fazendo. São nesses momentos de estudo que pode ser descoberto uma nova área, um nicho de mercado que não tem ninguém olhando, que não tem ninguém atuando na sua região.

 

E aí, está pronto para esse pulo? Está nas suas mãos! 😉 



Um abraço,

Carolina Caribé.

Deixe aqui seu comentário