logo vm - Como entender seu propósito e ajustar seu posicionamento na Incorporação.
Como entender seu proposito e ajustar seu posicionamento na Incorporacao  1024x576 - Como entender seu propósito e ajustar seu posicionamento na Incorporação.

Você já descobriu e entendeu qual o posicionamento e propósito correto dentro da Incorporação Imobiliária? 

Esse é um tema que abrange o seu planejamento estratégico. Se você ainda não entendeu essa etapa, clique aqui e leia antes de continuar. 

Direcionar para o texto de planejamento estratégico.

Entender o seu posicionamento e propósito é saber de antemão como a sua empresa vai crescer e se desenvolver no futuro. Para isso, é preciso um posicionamento de longo prazo dentro da cultura organizacional do seu negócio, independente do tamanho que ele se inicia. 

Muita gente abre uma empresa sem saber bem o porquê. Dependendo da empresa, ela vai fornecer um certo serviço para uma incorporadora ou vai ser uma própria construtora e a própria incorporadora. Então, existem três perguntas que eu gosto de fazer: 

1. Por que a sua empresa existe? 

2. O que sua empresa faz? E aqui é sobre o objetivo da sua empresa e sobre aonde ela quer chegar. Ex.: Você vai querer ser uma empresa pequena ou pretende crescer?

3. Quais são seus objetivos e suas ambições como empresa? E quem é que vai levar essa empresa pra lá? Serão seus parceiros? Quais? Quem vai te ajudar nesse propósito? 

As 3 palavras mágicas que irão direcionar o seu negócio para o propósito que você quer alcançar são: missão, visão e valores. Isso precisa ser feito antes de qualquer coisa. 

 

Então, o que é missão? A missão é o propósito, a essência da empresa. Usando o meu exemplo, que é a Incorporação na Prática, eu tenho claro que a missão da IP é trabalhar com transmissão de conhecimento para gerar riqueza nas funções de conhecimento na incorporação imobiliária. Gerar riqueza para quem? Para os meus clientes, parceiros e para mim mesma. 

 

Qual é a visão da IP? Sendo a visão o sonho, o que quero para o futuro, a visão da IP é ser referência no Brasil e na América Latina para construção de conhecimento sobre Incorporação Imobiliária. Se eu tenho esse sonho, eu tenho um planejamento para alcançá-lo. 

 

Qual os valores da IP? Aqui começo a entender os comportamentos praticados e desejados para cumprir tanto a minha missão quanto a visão. Essa é uma questão levada muito a sério por mim, tanto que analiso inclusive os valores dos meus parceiros para que eles estejam alinhados aos meus, que é trabalhar com transparência e honestidade para que as pessoas saibam exatamente o que esperar da minha empresa, dos meus serviços, dos meus cursos. 

 

Existem muitos profissionais que por medo de perder passa a aceitar tudo, mesmo que não tenha conhecimento na área, não é o serviço proposto. Cada um possui a sua necessidade, porém a honestidade em admitir que não faz ou entende de tal serviço é o princípio da transparência, que é um valor que levo bastante a sério. 

 

Outro valor importante para mim é a relevância. Gosto de falar do que é importante, do que será relevante tanto para mim quanto para os meus alunos e parceiros. 

 

Você já consegue compreender o que é importante para o seu negócio? Se sim, analise para entender onde você vai investir seu tempo como profissional, nos estudos, etc. 

 

O princípio do respeito é primordial para mim. Respeito a quem? Respeito a mim, ao meu tempo e aos meus clientes. Sempre que a gente estiver fazendo um trabalho temos que ser muito honestos uns com os outros e consigo mesmo. Então, respeito é uma coisa que para mim é importante. 

 

A credibilidade também faz parte dessa lista, porque ela dá a garantia de que quando você fala será o certo. Pessoalmente levo uma coisa muito forte comigo que é dormir tranquila, colocar a cabeça no travesseiro e saber que você não está enganando ninguém, não está burlando ninguém, nenhuma norma, nenhuma lei. A minha dica é: sempre que você tiver dúvida se uma coisa é certa ou não, se faça a pergunta se você poderá contar isso para o seu filho ou para os seus pais. Dependendo da resposta, você saberá como agir. 

 

Por último, mas não menos importante, é buscar a evolução e melhoria contínua. Ninguém sabe de tudo e precisamos aprender novas coisas todos os dias. Isso também passa pelo quadrante da humildade de entender que é preciso se atualizar, é preciso admitir que não se sabe pois do conhecimento vem o crescimento. E a gente só cresce quando está aberto a aprender. 

 

E aí compreendeu qual sua missão, visão e valores? Não importa se você é um empreendedor(a) individual ou se possui uma construtora. Independente da sua área, é necessário cumprir esta etapa. Organize a casa, organize o seu pensamento e veja a sua empresa fluir. Agora é partir pra ação! Vamos?!

 

Um abraço,

Carolina Caribé.

 

Deixe aqui seu comentário